Igreja Batista Nova Aliança

{Pastora Maria Da Penha!.....

Lazer igreja

uma pizza depois do culto domingão.....

Contatos 27 99948-8316

Está sem tempo? Você não precisa sair de sua casa, nós vamos até você......

Roberto Amaral

Está sem tempo? Você não precisa sair de sua casa, nós vamos até você......

slot assisténcia Tecnica

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM COMPUTADORES E NOTEBOOKS, NA GRANDE VIÓRIA ES......

slot assisténcia Tecnica

(27)99948-8316 Roberto Amaral......

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nomes divinos do Espírito Santo


-ESPÍRITO SANTO-

Sua obra no pecador e no salvo

Antes de comentarmos a respeito da obra do Espírito Santo no pecador e no salvo, iremos apresentar um pequeno resumo da Natureza do Espirito Santo.

1- A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

A natureza do Espírito Santo se evidencia através da sua personalidade singular, da sua divindade, dos seus nomes e símbolos conforme revelam o Antigo e o Novo Testamentos.

1.1. A Personalidade do Espírito Santo
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como a terceira pessoa de Trindade e como um Ser dotado de personalidade, isto é, que possui ou contem em si mesmo os elementos de existência pessoal.

Pode-se dizer que a personalidade, existe quando se encontram em uma única combinação, inteligência, emoção e vontades ou ainda autoconsciência e autodeterminação Deste modo, ao usarmos o termo” pessoa” ' aplicando aos membros da Trindade, deve ser entendido em sentido qualitativo, e não em organismos separados, confundindo-o com corporalidade, conforme usamos o termo em relação ao homem.

A Bíblia mostra a personalidade do Espírito Santo quando diz que:
Ele cria e dá vida (Jó 33.4), Ele nomeia e comissiona ministros (Is 48.16), Ele dirige onde os ministros devem pregar ( At 16.6,7), Ele instrui o que os ministros devem pregar (I Co 2.14), Ele falou através dos profetas (At 1,16), Ele contende com os pecadores (Gn 6.3), Ele reprova (Jo 16.8), Ele consola (At 9.31), Ele nos ajuda em nossas fraquezas (Rm 8.26), Ele ensina (Jo 14.26), Ele guia (Jo 16.13), Ele santifica (Rm 15.16), Ele testifica de Cristo (Jo 15.26), Ele glorifica a Cristo (Jo 16.14), Ele tem poder próprio (Rm 15.16), Ele sonda tudo (Rm 11.33,34), Ele age segundo a sua vontade (I Co 12.11), Ele habita com os santos (Jo 14.17), Ele pode ser entristecido (Ef 4.30), Ele pode ser envergonhado (Is 63.10), Ele pode ser tentado (At 5.9), Ele pode sofrer resistência (At 7.51).

1.2. Nomes divinos do Espírito Santo
No decorrer de toda a Escritura, o Espírito Santo é chamado de:

Espírito de Deus (I Co 3.16)

Espírito de Adoção (Rm 8.2)

Espírito de Cristo (Rm 8.9)

Espírito da Glória (1 Pe 4.14)

Espírito da Graça (Hb 10.29)

 Espírito Eterno (Hb 9.14)

Espírito da Santificação (Rm 1.4)

Espírito de Vida (At 1.5)

 Senhor (2 Co 3.8)

 Deus (At 5.3,4)

1.3. Símbolos do Espírito Santo
A Bíblia é um livro de figuras e símbolos. De forma específica, o Espírito Santo é mostrado nas Escrituras também através de símbolos, dentre os quais destacam os seguintes:
Fogo (Lc 3.16)

Vento (At 2.2)

Água, Rio, Chuva (Jo 7.37-39)

 Óleo, Azeite (Zc 4.2-6)

 Selo (Ef 1.13)

 Pomba (Mt 3.16,17)

2. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
A dispensação em que vivemos atualmente é um tempo oportuno para as atividades especiais do Espírito Santo entre os homens, como aquele sobre quem pesa a responsabilidade de alcançar todo este vasto Universo, encaminhando os homens para Deus. Entretanto, sabemos que o mesmo Espírito também exerceu as suas atividades em tempos mais remotos. Muito antes do alvorecer dos tempos, Ele já existia como a terceira Pessoa da Trindade divina.

2.1. O Espírito Santo na Criação
Muito antes de o homem aparecer na terra e mesmo antes da terra existir, o Espírito Santo já existia. A primeira parte de Gênesis 1.2 apresenta uma cena singular: a terra, uma massa informe, vazia e escura. Foi então que um raio de esperança brilhou, iluminando-a, antes mesmo que Deus ordenasse o aparecimento da luz. Lemos: "E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Foi este aspecto diferente o primeiro prenúncio da perfeição das obras do Criador.

Com singular inspiração, disse o patriarca Já que Deus, "pelo seu Espírito, ornou os céus" (Jo 26.13).Isto é, através do seu Espírito, Deus não apenas formou o Universo, mas também o embelezou estabelecendo a ordem de ação de cada astro, do menor ao maior .

O Espírito Santo também é o autor da vida . Quando Deus criou Adão, foi o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida (Gn 2.7) e o Espírito continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4)

2.2. O Espírito Santo Antes do Dilúvio
Os primeiros versículos do capítulo seis de Gênesis relata que a terra estava corrompida. A maldade do homem não tinha limites. Era a depravação total da raça humana. Todos os pensamentos do coração do homem eram maus continuamente. Diante disto, concluímos logicamente, que os homens resistiam ao Espírito Santo apesar da sua persistência em conduzi-los à consciência de erro e uma consequente volta para Deus.

Mediante à impenitência do homem, em estado de profunda tristeza, disse Deus a Noé: "O meu Espírito não agirá para sempre no homem".(Gn 6.3) Apesar disto, Deus ainda deu ao homem uma oportunidade que durou cerca de cento e vinte anos. Mesmo assim, em atitude de rebeldia contra Deus e o seu Espírito Santo, o homem continuou na escalada do pecado, culminando com a destruição trazida pelo Dilúvio.

2.3. O Espírito Santo nos líderes do Antigo Testamento

O Espírito santo estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao povo,

os profetas eram inspirados pelo Espírito Santo a declarar sua palavra (Nm 11.29; (Is 61.1-3).

O Espírito Santo também vinha sobre indivíduos a fim de equipa-los para serviços especiais. Um exemplo notável, no AT, era José, a quem foi outorgado o Espírito para capacita-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40), dentre outros grandes homens do AT em que o Espírito Santo capacitou para grandes obras se destacam Moisés (Is 63.11), Gideão (Jz 6.34), Sansão (Jz 14.19), Saul (I Sm 10.6,10) e Davi (I Sm 16.13).

2.4. O Espírito Santo em Jesus Cristo

Ninguém melhor que Jesus se identificou de forma tão plena com o Espírito Santo. Essa relação salienta a pessoa de Jesus Cristo como alguém.

 Concebido pelo Espírito Santo (Lc 1.35)

 Ungido com o Espírito Santo (At 10.38)

 Guiado pelo Espírito Santo (Mt 4.1)

 Cheio do Espírito Santo (Lc 4.1)

 Que realizou o seu ministério no poder do Espírito Santo (Lc 4.18,19)

 Que ofereceu-se em sacrifício pelo Espírito (Hb 9.19)

 Que ressuscitou pelo poder do Espírito Santo (Rm 8.11)

 Que deu mandamento aos apóstolos após a ressurreição por intermédio do Espírito Santo (At 1.1,2)

 Doador do Espírito Santo (At 2.33)

Jesus Cristo viveu toda a sua vida terrena dependendo inteiramente do Espírito Santo e a Ele se sujeitou.

2.5. O Espírito Santo no pecador
O Espírito Santo em relação ao pecador, basicamente tem a função de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo revelando a verdade salvífica do evangelho.

“E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo; do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o meu pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado” (Jo 16.8-11)

Nesta passagem, Jesus está descrevendo de que forma o Espírito Santo operará através do ministério de seus discípulos, no mundo, à medida que proclamarem a verdade como revelada em sua pessoa. Se por si mesmos, a palavra deles será somente uma palavra humana; mas, se dotada de poder pelo Espírito, ela terá o poder de convencer o homem de certas realidades espirituais, convencerá o mundo do pecado, porque o maior de todos os pecados é o da descrença, que levou Jesus à cruz. O mundo põe sua confiança nas boas obras do homem; mas o Espírito o convencerá do maior de todos os pecados. Ele convencerá os homens de que Jesus fora de fato o justo, como Deus é justo. O mundo também será convencido quando for confrontado pela proclamação do significado da cruz e da ressurreição no sentido de que Deus não faz vista grossa ao pecado, que o pecado não tem a última palavra. A morte de Cristo de fato significou a derrota do príncipe deste mundo, e trouxe, com ela, a segurança de que haverá um dia de julgamento quando não apenas o príncipe deste mundo, mas o próprio mundo será julgado.

O Espírito é o agente da Salvação

2.6. O Espírito Santo no salvo
Após a conversão o Espírito Santo passa a habitar no crente, que começa a viver sobre sua influência santificadora ( Rm 8.9 ). Ele nos santifica, purifica , dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão do pecado( Rm 8.2-4 ). O Espírito Santo habita em nós para completar a transformação que iniciou no momento de nossa salvação.

O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus ( Rm 8.16 )

O Espírito Santo produz no crente as qualidades do caráter de Cristo, que o glorificam ( Gl 5.22,23 )

Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade ( Jo 16.13 ). O Espírito Santo pode e irá ajudar todo o crente a interpretar e compreender corretamente a Palavra de Deus e a sua obra contínua neste mundo. O Espírito Santo, dentro de nós, começa a esclarecer as crenças incompletas e errôneas sobre Deus, sua obra, seus propósitos, sua Palavra e o mundo. Ele nos levará a toda a verdade.

O Espírito Santo nos guia em estreita comunhão e união com Jesus ( Jo 14.16-18)

Continuamente, Ele nos comunica o amor de Deus ( Rm 5.5 ), nos alegra, nos consola e nos ajuda ( Jo 14.16 ).

O Espírito Santo não só nos consola em nossas tristezas, Ele nos leva à vitória sobre essas tristezas e sobre o pecado.

Ele ajuda-nos na adoração a Deus ( At 10.45,46 ) e na nossa vida de oração intercedendo por nós quando clamamos a Deus ( Rm 8.26,27 ).

O Espírito Santo nos fará lembrar de tudo quanto Jesus tem dito. Essa ajuda da parte do Espírito exige que os crentes estudem a Palavra, com a certeza de que o Espírito lhes fará lembrar tudo que Jesus tem dito, quando precisarem.

O Espírito Santo é o agente divino para o serviço do senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do Espírito.

Quando somos batizados no Espírito recebemos poder para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo ( At 1.8 ). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre Cristo ( Jo 1.32,33 ) e sobre os discípulos ( At 2.4 ), e que nos capacita a proclamar a palavra de Deus ( At 4.31 ) e a operar milagres ( At 2.43 ).

Para realizar o trabalho do Senhor o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo.
O Espírito Santo é o agente divino que implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é a sua Igreja e que permanece nela edificando-a, inspirando a adoração a Deus, dirigindo sua missão, escolhendo seus obreiros, escolhendo seus pregadores, concedendo-lhes dons, resguardando o evangelho contra erros e efetuando sua retidão.

É difícil sugerir que um dos títulos ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante que outro. Tudo que o Espírito Santo faz é vital para o reino de Deus. Há no entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo quanto se tem dito a respeito dele até agora não passa de palavras vazias:

3- CONCLUSÃO
Que estas palavras façam com que aprendamos a dar o devido valor à importante obra do Espírito Santo no plano divino da redenção. Porquanto, sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a Bíblia. Sem o Espírito Santo não haveria fé, novo nascimento, nem a santidade. Sem o Espírito Santo não poderíamos andar na verdade e nem dar testemunho vivo de Cristo. Sem o Espirito Santo não existiria hoje igreja nenhuma, porque não haveria Evangelho a ser pregado.
O Espírito Santo é o penhor que garante nossa futura herança em Cristo.
( Ef 1.14 )

BIBLIOGRAFIA
Oliveira,Raimundo de, As Grandes doutrinas da Bíblia, Rio de Janeiro, CPAD, 1987.
Ladd, George Eldon, Teologia do Novo Testamento, São Paulo, AGNOS, 2001.
Stamps, C. Donald , Bíblia de Estudo Pentecostal, Flórida, CPAD, 1995.
Stanley, M. Horton, Teologia Sistemática, Rio de Janeiro, CPAD, 1996.

http://roberteamaral.blogspot.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Google TV chega ao Brasil



Nesta terça-feira (9) o Google apresentou seu aparelho que promete conectar os televisores à internet.

O aparelho foi chamado de Internet Player Sony e estará disponível no mercado brasileiro a partir do dia 1º de novembro e custará 900 reais. O aparelho também está disponível na pré-venda, que se inicia no próximo dia 15, na loja eletrônica oficial da Sony.
O Google TV é um sistema operacional para televisores baseado no Android, também desenvolvido pelo Google.
Os televisores que possuem saídas HDMI podem se conectar ao aparelho e, a partir de uma conexão Wi-Fi ou por cabo, podem acessar o navegador e os aplicativos embarcados ao sistema interno.

O Google TV aqui no Brasil possui parcerias com o Netflix e o Crackle e já estão com os aplicativos nativos ao sistema.

http://roberteamaral.blogspot.com
←  Anterior Proxima  → Página inicial