segunda-feira, 11 de maio de 2009

Curiosidade



Curiosidades
O destino dos ApóstolosTodos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.SIMÃO, o zelote, foi crucificado.JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.TIAGO (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.MATEUS morreu como mártir na Etiópia.TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.BARTOLOMEU serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.FILIPE pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.ANDRÉ pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.TIAGO (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.SIMÃO PEDRO pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.
Vc sabia que a palavra "Deus" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes??CalvárioCalvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33, Lc 23:33). Se o chamaram "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje.A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total.Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim.A Bíblia* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.* O livro menor é II João.* O capítulo maior é Salmos 119.* O capítulo menor é salmos 117.* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.* O verso maior é Ester 8:9.* O verso menor é Êxodo 20:13.* O verso central é Salmos 118:8.* Texto áureo da Bíblia: João 3:16Diversas· A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.· Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19:17)· O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje em Naum 2:4· A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)· Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juizes 16:19)· O nome mais cumprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaías (Isaías 8:3-4)· A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)· Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais.(Amós 6:5)· O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13-18 / João 19:25)· O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26 / Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
Sobre o casal Abraão e Sara:Sara Viveu 127 (cento e vinte e sete) anos, Abraão viveu 165 (cento e sessenta e cinco) anos; ambos foram sepultados no Campo de Efrom, em Macpela (terra que foi comprada por Abraão pela quantia de 400 (quatrocentos) siclos de prata. Ao contrário do que muitos afirmam, o primeiro filho de Abrãao foi Ismael e não Isaque. Ismael foi concebido por Agar, serva egípcia de Sara (Sara tinha entregado Agar a Abrãao para que concebesse). Ainda nesta época, Abraão chamava-se Abrão (visto que Deus não havia mudado seu nome). Quando nasceu Isaque, Abraão tinha 100 (cem) anos. Após o falecimento de Sara, Abraão tomou como mulher a Quetura, e concebeu Quetura a seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suã. Abrãao deu a Isaque (o filho da promessa de Deus) todos os seus bens e riquezas, e aos demais filhos deu dádivas e os despediu. Isaque casou-se com Rebeca, que era da parentela de Abraão. Rebeca era estéril, assim como Sara, e tanto uma quanto outra conceberam por promessa de Deus. O Casamento de Isaque foi como consolo pela morte de sua mãe Sara.Sobre a Bíblia:A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Átos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraodinária!
"A mim me pertence a vingança" - Esta frase proferida pelo apóstolo Paulo tem significado oposto do que a maioria das pessoas atribui. As palavras de Paulo não são desculpa para tornar-se a vingança em nome do Senhor. Antes, asseveram que a vingança é mister do Senhor, não deve ser executada pelos seres humanos.Em Romanos 12:19-21, Paulo desaconselha as represálias humanas: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".Paulo insta com seus leitores a que pratiquem a bondade e deixem a vingança com Deus. O amontoar brasas sobre a cabeça do inimigo é tirado de Provérbios 25:21-22. Nos tempos antigos os defensores de uma cidade murada derramavam brasas vivas sobre a cabeça dos seus inimigos que, durante o sítio, subiam as escadas. O provérbio citado por Paulo sugere que a melhor vingança que se pode tomar contra os inimigos é "matá-los de bondade"* A Bíblia já foi escrita com capítulos numerados, como temos hoje? Não.Nenhum livro da Bíblia foi escrito com capítulos numerados. Em 1551, Robert Etiene, redator e editor em Paris, fez a experiência dividindo o NT de língua grega em versículos. Teodoro de Beza gostou da idéias e em 1565 dividiu toda a Bíblia em versículos.* Qual o significado da palavra "Bíblia"?É uma palavra de origem grega e significa "livros". Ler 2Tm 3,16



AS PRIMEIRAS TRADUÇÕES Sempre houve empenhos para que a Bíblia fosse traduzida para línguas comuns. Há três traduções que são importantes por serem antigas , são testemunhas primitivas dos textos antigos.1 - VERSÃO DOS SETENTA - É uma tradução em grego do V.T., feita entre os anos 280 e 130 A.C., e é conhecida por "Septuaginta", porque a tradição diz que é o resultado de setenta sábios hebreus, convocados em Alexandria, no Egito, pelo rei Ptolomeu Filadelfo. Esta versão era muito usada pelos apóstolos.2 - VULGATA LATINA - Versão foi feita por Jerônimo no fim do Século IV. No Século IV havia diversas versões em latim, divergentes entre si, e a igreja entregou a Jerônimo, grande conhecedor do hebraico e do grego, a tarefa de preparar uma versão confiável em latim. Os colegas de Jerônimo preferiam as antigas versões defeituosas. Somente no Século VI que a Vulgata Latina de Jerônimo começou a receber a aceitação da maioria. A Igreja Católica Romana, desde o fim do Século XVI, tem adotado esta versão como oficial.5.4 - VERSÃO SIRÍACA PESHITOEsta versão é a terceira de interesse, facilitada para o idioma da Síria. Provavelmente a primeira tradução do N.T. tenha sido esta. Estas versões citadas são importantes porque foram usadas para traduções mais recentes.5.5 - LIVROS APÓCRIFOSNas versões dos Setenta e na Vulgata Latina encontram-se outros livros (I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, o resto de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, a Epístola de Jeremias, o Canto do Três Mancebos, a História de Suzana, Bel e o Dragão, A Oração de Manassés, I Macabeus, II Macabeus, O Códice Alexandrino acrescenta ainda III e IV Macabeus, num total de 16 livros) que são considerados "apócrifos" (ocultos); os próprios judeus não aceitaram esses livros inspirados por Deus mesmo aparecendo na Vulgata Latina, o próprio Jerônimo não os aceitou como inspirados. A Igreja Evangélica considera esses livros fora do Cânon Sagrado pelas razões básicas: contem erros históricos geográficos e cronológicos, aprovam a mentira, o suicídio, o assassinato, os encantamentos mágicos, as orações aos mortos, salvação por meio de gratificações, descrição do sobrenatural de uma forma grotesca e ridícula. No Concílio de Trento (1546 D.C.) a Igreja Ocidental passou a considerá-los autoritários com o voto de 53 prelados sem conhecimentos históricos destacados sobre documentos orientais, encontrando oposição de grandes homens como o cardeal Polo que afirmou que assim agira o Concílio a fim de dar maior ênfase às diferenças entre católicos romanos e os evangélicos. Outro destacado líder católico, Tanner afirmou que a Igreja Católica Romana encontrou nesses livros o seu próprio espírito (apud Introdução ao Antigo Testamento, Dr. Donaldo D. Turner, IBB).5.6 - VERSÕES PORTUGUESASPortugal com todo o seu valor histórico e sentimento religioso não deixou uma tradução da Bíblia em língua popular. O primeiro esforço para divulgação das Escrituras em português foi da rainha d. Leonora, esposa de D. João, rei de Portugal que em 1495 mandou imprimir uma tradução da Vida de Cristo, escrita em latim por Ludolfo da Saxônia. Em 1505 a mesma rainha mandou imprimir uma versão dos Atos dos Apóstolos e das Epístolas Universais de São Tiago, São Pedro, São João e São Judas. Em 1495 apareceu uma edição litúrgica da Epístolas e Evangelhos traduzidos por Gonçalo Garcia.5.7 - A VERSÃO DE ALMEIDAJoão Ferreira de Almeida nasceu em Lisboa em 1628, filho de católicos e entre os holandeses aceitou a fé na Igreja Reformada,aos treze anos de idade, cuja conversão se atribui à leitura de um folheto em espanhol sobre a diferença entre a Igreja Reformada e a Romana. Antes de completar quinze anos de idade traduziu de espanhol para o português um resumo dos Evangelhos e Epístolas. E aos dezesseis anos traduziu o N.T. do latim, consultando as versões espanholas, italianas e francesa, como também a Liturgia e Catecismo de Heidelberg. Em 1656 foi ordenado ministro, falecendo em 1691. Escreveu várias obras, sendo o destaque a Bíblia em português.. A primeira edição do Novo Testamento de Almeida foi impressa em Amsterdã, em 1681. A primeira edição completa do V.T. do padre Almeida foi impressa de 1748 a 1753 em dois volumes. A parte que Almeida não chegou a traduzir, de Ez 48:21, em diante, foi obra de Jacob Ofden Akkar, ministro na Batávia. Almeida levou sua vida pregando o Evangelho em Java, Ceilão e na Costa de Malabar. Grande exemplo Bibliografia 1 Estudo Panorâmico da Bíblia
***- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distâcia que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já posuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19: 25)
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)
- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2: 2)
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2: 4; Jz 9:16, 9:19; e 1º Sm 21:5)
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes??
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!.


1. Quem profetizou que a luz da lua seria tão brilhante quanto a do sol ?
Isaias 30:26
2. Onde é mensionada uma rede de dormir ?
Isaías 24:20 (SBB)
3. Quem queimou uma víbora viva ?
Atos 28:3,5
4. Quantos conveses havia na arca de Noé ?
Gênesis 3:16
5. Quem fez um machado de ferro flutuar ?
II Reis 6:5,7
6. Qual o pai de dois filhos que foi também o seu avô ?
Gênesis 19:36-38
7.De quem a respiração era semelhante ao aroma das maçãs ?
Cantares 7:1-8
8. Quem descobriu fontes termais no deserto ?
Gênesis 36:24
9. Qual a única referência da bíblia a anões ?
Levítico 21:20
10. Qual o livro da bíblia que não contém o nome de Deus ?
O livro de Ester
11. Qual o salmo mais curto ?
Salmos 117
12. Onde se diz, na Bíblia, que é difícil domesticar um boi selvagem ?
Jó 39:9-12
13. Onde são descritos os espirros do crocodilo ?
Jó 41:18
14. Quais os dois lugares em que são mensionados pavões ?
IRs 10:22,IICr 9:21
15. Que homens tinham rostos semelhantes a leões ?
I Crônicas 12:8
16. Onde há pena de morte prescrita para um animal ?
Êxodo 21:28
17. Onde se fala da planta do pé da pomba ?
Gênesis 8:9
18. Quem comeu carne de vitela preparada por uma feiticeira ?
I Samuel 28
19. Quem é o único escritor da Bíblia que mensiona o estômago ?
Juízes 1:7
20. Quem comeu o próprio filho ?
II Reis 6:29
21. Quem comeu um livrinho e teve indigestão ?
Apocalipse 10:10

Você sabia que...
Judas Iscariotes não morreu enforcado ? Judas foi se enforcar em uma arvore, mais algo aconteceu e o galho ou a corda se rompeu e Judas despencou e seus órgãos se derramaram pelo chão. Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniqüidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram (Atos 1:16-18).
Você sabia que...
Os Continentes eram unidos ? A ciência descobriu a pouco tempo aquilo que a Bíblia sempre disse : que a terra surgiu das águas (Sl 104:6) e que no início todos os continentes eram unidos. " E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom." (Gn 1:9,10).
Você sabia que...
A Terra é arredondada ? Durante muitos anos a ciência afirmou que a Terra era plana, e Galileu Galilei discordou e disse que a Terra era redonda. Por isso foi condenado a morte pela igreja católica (que desconhece a palavra de Deus). Mas a Bíblia sempre desmentiu a Ciência e o catolicismo confirmando a teoria de Galileu Galilei, que mas tarde foi ratificada pela Ciência. E a igreja Católica foi obrigada a pedir perdão. " E ele o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar." Isaías 40:22
Você sabia que...
No interior da Terra há fogo ? A ciência descobriu a pouco tempo aquilo que a Bíblia sempre disse : que no interior da Terra há fogo. "Quanto à terra, dela procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo." (Jó 28:5)
Você sabia que...
O Hipopótamo é a obra-prima dos feitos de Deus. "Contempla agora o hipopótamo, que eu criei como a ti, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Ele enrija a sua cauda como o cedro; os nervos das suas coxas são entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze, as suas costelas como barras de ferro. Ele é obra prima dos feitos de Deus; aquele que o fez o proveu da sua espada." (Jó 40:15-19)
Você sabia que...
O Crocodilo é o rei dos animais ? " Poderás tirar com anzol o crocodilo, ou apertar-lhe a língua com uma corda? Na terra não tem igual a ele ; pois foi feito para nunca ter medo. Ele vê com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos." (Jó 41:1,33,34)
Você sabia que...
Os anjos são mais fortes e mais poderosos que os homens ? O homem foi criado por Deus num estágio inferior aos anjos. "Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste "(Hb2:6,7) " enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor." (2ª Pedro 2:11)
Você sabia que:
Jesus Cristo é tema central das Escrituras? Se olharmos com muito cuidado, veremos que em tipos, figuras, símbolos e profecias, Jesus ocupa o lugar central das Santas Escrituras. Vejamos:
Em Gênesis - Ele é o Descendente da mulher
Em Êxodo - Ele é o nosso Cordeiro Pascal
Em Levitico - Ele é o nosso Sacrifício pelo pecado
Em Números - Ele é aquele que foi Levantado para nossa Salvação
Em Deuteronômio - Ele é o verdadeiro Profeta
Em Josué - Ele é o Capitão da nossa salvação
Em Juizes - Ele é o nosso Juiz e Libertador
Em Rute - Ele é o nosso parente Resgatador
Em Samuel, Reis e Crônicas - Ele é o nosso Rei
Em Esdras e Neemias - Ele é o nosso Restaurador
Em Ester - Ele é o nosso Advogado
Em Jó - Ele é o nosso Redentor que vive
Em Salmos - Ele é o nosso Socorro e Alegria
Em Provérbios - Ele é a Sabedoria de Deus
Em Eclesiastes - Ele é o Alvo Verdadeiro
Em Cantares de Salomão - Ele é o Amado de nossas Almas
Em Isaias - Ele é o Messias Prometido
Em Jeremias e Lamentações - Ele é o Renovo da Justiça
Em Ezequiel - Ele é o Filho do Homem
Em Daniel - Ele é o Quarto Homem na Fornalha
Em Oséias - Ele é aquele que Orienta o Desviado
Em Joel - Ele é o Restaurador Divino
Em Amós - Ele é o Divino Lavrador
Em Obadias - Ele é o nosso Salvador
Em Jonas - Ele é a nossa Ressurreição e Vida
Em Miquéias - Ele é a Testemunha contra as nações rebeldes
Em Naum - Ele é a Fortaleza no Dia da Angustia
Em Habacuque - Ele é o Deus da nossa Salvação
Em Sofonias - Ele é o Senhor Zeloso
Em Ageu - Ele é o Desejado de todas as nações
Em Zacarias - Ele é o Renovo da Justiça
Em Malaquias - Ele é o Sol da Justiça
Em Mateus - Ele é a Promessa Viva
Em Marcos - Ele é o Servo de Deus
Em Lucas - Ele é o Filho do Homem
Em João - Ele é o Filho de Deus
Em Atos - Ele é o Senhor Redivino
Em Romanos - Ele é a nossa Justiça
Em I e II Corintios - Ele é o Senhor e a nossa Suficiência
Em Gálatas - Ele é o nosso Libertador do jugo da lei
Em Efésios - Ele é o nosso Tudo em Todos
Em Filipenses - Ele é a nossa Alegria
Em Colossenses - Ele é a nossa Vida
Em I e II Tessalonicenses - Ele é Senhor que irá Voltar
Em I e II Timoteo - Ele é o nosso Mestre e Exemplo
Em Tito - Ele é o nosso Modelo
Em Filemon - Ele é o nosso Senhor e Mestre
Em Hebreus - Ele é o nosso Intercessor junto ao trono de Deus
Em Tiago - Ele é o nosso Modelo da Verdade
Em I e II Pedro - Ele é a nossa Força e a Pedra Angular de nossa Fé
Em I,II e III João - Ele é a nossa Vida, a nossa Verdade e o nosso Caminho
Em Judas - Ele é o nosso Protetor
Em Apocalipse - Ele é o nosso Rei Triunfante.
Disse Jesus: "Examinai as Escrituras, Porque julgais ter nelas a vida Eterna,e são elas que testificam de Mim, contudo não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória dos homens". João 5:39 ao 41.
* A terra só passou a produzir espinhos depois da desobediência de Adão - Gênesis 3:17-18 * O Dilúvio não foi apenas uma grande chuva; foi a primeira chuva que veio sobre a terra - Gênesis 2:6 / Gênesis 7:4 * Uma das coisas que diferenciam a Bíblia de outros livros é a sua unidade. Foi escrita num período de 1500 anos por mais de 40 autores, tendo uma completa harmonia. * A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu de um planeta esférico, bastava os descobridores conhecerem a Bíblia - Isaías 40:22 * O movimento ecológico começou por um alerta de Deus - Êxodo 23:28-29 * O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo. * O menor versículo bíblico é o que mais revela a humanidade de Jesus - João 11:35
* O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje - Naum 2:4
* A mensagem através de "out-door" é uma citação bíblica detalhada - Habacuque 2:2
* O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2:12
* Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem – Juízes 16:19
* A questão salarial e a responsabilidade trabalhista são uma preocupação divina há tempos - Tiago 5:4
- Quando Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra (Gên. 19.23-25), Ele fez questão que elas não fossem reconstruídas. Arqueólogos acreditam que as duas cidades estão hoje debaixo d'agua na parte rasa do mar Morto. A água pode ter surgido em decorrência de um terremoto em torno do ano 2000 a.C. - Se o nome dele tem a ver com seu hábito ao dormir, você provavelmente não iria querer passar uma noite na casa de Naor. Seu nome significa "roncador" (Gên.22.23,24).- Nos dias de Abraão, uma maneira de demonstrar que você estaria disposto a cumprir uma promessa era colocar sua mão debaixo da coxa da pessoa a quem você estaria fazendo a promessa (Gên. 24.2).- Jacó foi o primeiro especialista em maquiagem do mundo. Com um pouco de ajuda de sua mãe, Rebeca, e um pouco de efeito cosmético, ele enganou seu pai, Isaque, fazendo-o pensar que ele era seu irmão mais velho, Esaú (Gên. 27.14-29). Ao abençoar Jacó por engano, em vez de Esaú, Isaque estava cumprindo a promessa de Deus a Rebeca em Gênesis 25.23- A primeira luta na Bíblia não foi um evento de três "rounds", durou toda a noite. O oponente de Jacó tinha uma força sobrenatural, mas Jacó terminou a sua luta sem ser derrotado - apesar de receber um golpe na luta que lhe rendeu o nome de um vencedor, Israel, que significa "Ele lutou com Deus".- Fabricar tijolos no Egito era um processo lento para os israelitas. Registros egípcios mostram que uma pessoa produzia cerca de 65 tijolos por dia. Um oleiro moderno produz cerca de 3.500 tijolos por dia.- Em Exodo 3.14 Deus pela primeira vez revela seu nome: Eu Sou Quem Sou, ou Yahweh (Jeová) - Este é o nome mais comum de Deus no Velho Testamento, aparecendo cerca de 6.800 vezes na língua original, o Hebraico. Em nossa tradução esse nome vem traduzido por "Senhor".- Adão - o homem no Jardim do Eden - parece que recebe mais culpa pelo pecado do que realmente merece em Romanos 5.12-21. Mas não se sinta triste demais por ele. Paulo usa Adão para representar todas as pessoas. Isto não surpreenderá mais quando você ficar sabendo que "Adão" significa "ser humano". - Os receptores da carta aos Romanos moravam na capital do gigante e poderoso império Romano (Rom. 1.7). Os romanos construíram um sistema rodoviário de 400.000 quilômetros que circulariam o Equador dez vezes se fosse uma rodovia reta.- Construir o templo de Salomão iria arruinar qualquer orçamento de uma igreja. De acordo com uma estimativa, somente o ouro que revestia o templo seria cotado em quase 36 bilhões de dólares em valores atuais.- Era necessário matar 30 bois todos os dias (além da quantidade de outras comidas) para alimentar todas as pessoas que comiam à mesa de Salomão (I Reis 4.23). Seria o equivalente a 120.000 Big Macs por dia.- Se você pensa que o colchão d'água é algo recente, leia Exodo 2.3, em que Moisés recebeu o primeiro colchão d'água na Bíblia. O capim alto no qual ele foi colocado provavelmente era papiro, que os egípcios usavam para fazer papel.
- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. - O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção. - Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías. - No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto. - O menor livro do mundo tem cerca de 18 milímetros de comprimento por 12 de largura. Trata-se de um Novo testamento, impresso nos Estados Unidos em 1895. Constitui-se de 860 páginas.

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

A Bíblia contém cerca de 3.565.480 letras.773.692 palavras.31.173 versículos.1.189 capítulos e 66 livros.O capítulo mais comprido é o Salmo 119;O mais curto, Salmo 117,O meio exato da Bíblia é o versículo 8 do Salmo 118.O nome maior está em Isaías 8.A palavra "Senhor" ocorre 8.000 vezes.O capítulo 37 de Isaías é idêntico ao capítulo 19 de II Reis.O versículo mais longo é o 9 do capítulo 8 do livro de Ester.O versículo mais curto é: "Não matarás", Êxodo 20:13.O capítulo 28 do livro de Atos do Apóstolos, é dos mais recomendados para ser lido.A Bíblia, até a data de 1.961 já foi traduzida, toda ou em porções, em 1.181 línguas e dialetos.A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro possui dois caríssimos exemplares da Bíblia avaliados em R$ 40.000.000,00.A menor edição que se conhece da Bíblia, foi feita na Universidade de Oxford em 1875 e tem o comprimento de duas polegadas e meia.As páginas da Bíblia são um espelho em que se reflete o estado da alma do homem, mas também aparece a plenitude do amor de DEUS mostrando o caminho da vida.Na Bíblia o homem encontra o próprio DEUS.Na Bíblia há suctidade, perfeição, pureza e poder de DEUS para salvar o que crêr.

Curiosidades Biblicas
1- Deus foi comparado a uma águia e a uma galinha (Dt 32:11 ; Gn 3:17-18)
2- A terra só passou a produzir espinhos depois do pecado da desobediência de Adão (Gn 3:17-18)
3- As tábuas da lei foram feitas por Deus e quebradas por Moisés, e depois feitas por Moisés e rescritas por Deus (Ex 34:11)
4- Moisés fez o povo beber o ouro do bezerro da desobediência (Ex 32:19-20)
5- A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura; sua área total nos três pisos era de 9.250 (m2) e um volume total de 43.150 (m3).
6- Noé permaneceu na arca 382 dias (Gn 7:9-11 ; 8:13-19)

7- Davi foi ungido três vezes obtendo uma gloriosa confirmação (1 Sm 16:1-13 ; 2 Sm 2:4 ; 1 Cr 11:1-3)
8- Salomão não era o único sábio, havia mais quatro sábios (1 Rs 4:29-31)
9- O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas na pessoa de Jesus Cristo.
10- As melhores e maiores pregações de Jesus foram realizadas por Ele assentado (Mt 5:1-2 ; Lc 4:20-21 ; 5:3)
11- Um curioso e desconhecido foi forçado a carregar a cruz com Jesus (Mt 17:23)
12- Paulo pregou o maior discurso descrito pela Bíblia (At 20:7-11)
13- O maior profeta jamais realizou um milagre, contudo foi o pregador mais convincente (Jo 10:41-42)
14- Quem dá aos pobres, empresta a Deus e Ele lhe pagará (Pv 19:17)
15- A gozação feita por 42 rapazes, chamando o profeta de Deus de careca 9calvo) teve um fim desastroso (2 Rs 2:23)
16- A mensagem através de “out door” é uma citação bíblica (Hb 2:2)
17- O maior nome da Bíblia é Maersalalhasbaz que era filho de Isaias (Is 8:3-4)
18- Não foi Dalila que cortou o cabelo de Sansão, e sim um homem (Jz 16:19)
19- Setecentos homem atiravam pedras com uma funda sem errar um fio de cabelo (Jz 20:16)
20- O transito pesado e veloz, os cruzamentos aparecem descritos exatamente como hoje (Naum 2:4)
21- O “sermão do monte” poderia ser chamado de “sermão da planicie” (Mt 5:1 ; Lc 6:17)

Abracadabra" vem do hebraico e significa "criarei ao falar" (Evra Kedabra)?
* Muito antes de Colombo (que talvez era judeu), o Talmud de Jerusalém (tratado de Avodá Zará) já declarava que "o mundo é redondo"?
* A construção de uma mikve casher é mais importante que a construção de uma sinagoga? Pode-se e deve-se vender uma sinagoga e até um sefer Torá para viabilizar a construção de um mikve !!!!
* De 1892 a 1896, o judeu alemão Otto Lilienthal fez mais de 2000 vôos tipo asa delta, muito antes dos irmãos Wright ou Santos Dumont (falecendo no último vôo...)?
* No início, os muçulmanos, liderados por Maomé, rezavam voltando-se para Jerusalém. Depois, quando Maomé não conseguiu atrair os judeus para sua nova religião, mudou a direção para Meca, totalmente frustrado com a "teimosia" dos judeus?
* Sigmud Freud era conhecido na sua cidade natal, Freiberg, como "Shloimele", pois esse é o nome que seu pai, Yankl, lhe deu no seu Brit Milá?
* O Petróleo como fonte de iluminação foi descoberto em 1853 por um judeu galitsianer da cidade de Boryslaw chamado Avraham Schreiner (1820 - 1900)?
* A divisão da Bíblia em capítulos não é de origem judaica? Foi feita por cristãos com intuito de "reinterpretar" certas passagens e durante os debates religiosos da Idade Média acabou tornando-se necessária para nós, suplantando o uso da divisão natural da Torá em Parashiot pequenas e grandes?
* Moshe Rabeinu recebeu no monte Sinai, além das Luchot - Tábuas da Lei com os dez mandamentos e parte da Torá escrita em pergaminho (igual a que nós temos hoje nas sinagogas). A Torá oral, isto é, explicações e detalhes de tudo que estava escrito na Torá, ele recebeu de Deus oralmente (mais tarde parte dela foi escrita no Talmud).
* Adam (Adão) foi criado como uma pessoa com a idade de 20 anos.
* A fruta proibida não era maça, mas sim figo. (Há, no Talmud, outras opiniões: uva ou então trigo. Uma quarta opinião: o Etrog).
* Adam deu o nome (hebraico) para todas as espécies criadas.
* O homem que mais viveu na face da terra foi Metushelach (Matusalém). Ele viveu 969 anos e faleceu uma semana antes do dilúvio.
* Yitschak foi o único patriarca que nunca saiu de Israel. Pela sua santidade, por ter sido preparado para um sacrifício, ele não podia sair de Israel. Por isso Avaraham mandou seu ajudante Eliezer procurar-lhe uma esposa.
* No Mearat Hamachpelá estão enterrados quatro casais: Adam e Chava, Avraham e Sara, Yitschak e Rivka e Yaacov e Lea. Eliezer, o servo de Avraham, tinha uma filha e queria que Yitschak se casasse com ela.
* O ditado "As paredes têm ouvidos" aprendemos desta Parashá quando Yaacov chama Rachel e Léa para conversar no campo.
* Iam Suf (mal traduzido como Mar Vermelho - vide acima) foi dividido e aberto por Deus (através de Moshe e do auto-sacrifício de Nachshon Ben Aminadav) no 7º dia de Pessach. Consta nos Salmos que Deus abriu o mar em várias partes. isto é, em 12 partes - um "corredor" especial para cada tribo !!!
* A pizza foi elaborada pela primeira vez no período após a destruição do segundo templo, quando os habitantes de Roma viram , surpresos, a matsá shmurá redonda feita a mão, na casa dos judeus capturados e exilados pelos Romanos. Para melhorar o seu gosto, resolveram assá-la com azeite e queijo, e assim tudo acabou em pizza.?...
Bíblia & Gasolina
Foi, realmente, singular, o meio pelo qual se descobriu a existência de gasolina no Egito e que se constitui, hoje, uma das suas grandes riquezas nacionais.Referem notícias históricas que um dos diretores da Standard Oil Company estava, certo dia, lendo sua Bíblia, quando seu pensamento se fixou na informação detalhada do Êxodo. Descrevendo as providências todas que Joquebede tomou para livrar seu filho da fúria de Faraó, assim dizia o versículo três do segundo capitulo: "Não podendo, porém, esconde-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o de betume e piche, e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal, à beiro do rio".Ora, raciocinou, inspiradamente, aquele homem de empresa, onde existe betume e piche deve haver, obrigatoriamente, petróleo. A conclusão era evidente, pois a Palavra de Deus não poderia mentir.E, sem perder tempo, aquele leitor criterioso das Sagradas Escrituras encaminhou, aos demais diretores da Companhia sob seus cuidados, a significativa idéia que a Bíblia lhe havia transmitido.Assim foi que, imediatamente, seguiu para a região descrita pelo Êxodo um técnico em sondagens petrolíferas. Tratava-se do engenheiro Charles Whistsholt que, após estudos do terreno e diligentes pesquisas do solo, encontrou verdadeiros mananciais de petróleo, naquelas distantes regiões. Esse fato, sobre provar a veracidade das informações do Livro eterno, lembra-nos quanta riqueza espiritual, de sabor eterno, muito mais relevante do que aquelas que constituem o patrimônio de qualquer empresa comercial do mundo. Razão tinha o Apóstolo insuperável ao recomendar a seu filho na fé, Timóteo, aquelas Sagradas Letras, que o poderiam tornar sábio, verdadeiramente sábio!
O Príncipe de Granada
O rei de Espanha, temendo que o príncipe de Granada, como herdeiro legítimo do trono, tentasse-lhe tomar a coroa, resolveu prendê-lo em um calabouço de Madri. Passados vinte anos, o príncipe faleceu. Examinada a prisão, foi deparada na parede uma escrita, feita com a ponta de um prego, onde se lia: "A palavra Senhor é encontrada na Bíblia 1.853 vezes; Jeová, 6.855; o segundo verso do Salmo 117, marca a metade da Bíblia; o verso maior dela é Ester 8:9; o menor é João 11:35; no Salmo 107, há quatro versos iguais: 8, 15, 21, 31. Todos os versos do Salmo 136 terminam da mesma maneira; na Bíblia não se encontra nenhuma palavra ou nome que tenha mais de seis sílabas; o capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais; a palavra menina só aparece uma vez em Joel 3:3. No Antigo e Novo Testamentos, há 3.586.483 letras, 773.693 palavras, 31.373 versos, 1.179 capítulos e 66 livros. Estes estão divididos assim: 39 no Velho e 27 no Novo. Todos esses livros foram escritos por 36 autores em 16 séculos. Foram usados três idiomas: hebraico, aramaico e grego.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário